CNM garante carros-pipa até dezembro

A Confederação Nacional de Municípios conseguiu com o Ministério do Desenvolvimento Regional a continuação da Operação Carro-Pipa em toda a região Nordeste. A pasta informou que o abstecimento está garantido e reconhece a importância do serviço.

Nos últimos dias a CNM vinha sendo procurada por muitas prefeituras, preocupadas com o fim do contrato atual da operação. As entregas seriam suspensas já a partir desta quinta-feira, mas os municípios continuam enfrentando uma seca prolongada neste ano.

O chefe de gabinete do MDR, Wesley de Almeida, infrmou que a pasta está em articulação com o Ministério da Economia para garantir os recursos e dar continuidade ao programa pelo menos até o final do ano. A CNM também enviou um ofício à Defesa Civil Nacional.

Nele, ela defende que a operação não deve ser interrompida, adiada ou paralisada em nenhuma circunstância. E alertou que a população é quem sofre os piores impactos da seca. A entidade pediu inclusive que o ministério ajuste o orçamento do ano que vem para manter o abastecimento nos 565 municípios afetados.

Eles estão em Situação de Emergência por causa da seca e dependem do abastecimento pela Operação Carro-Pipa. Cada ano mais intensa e duradoura, a seca traz graves problemas aos Municípios e vem causando sérios desequilíbrios, que afetam negativamente a qualidade de vida das comunidades do sertão e semiárido.

Essa população vêm sofrendo enormes prejuízos, como danos à propriedade, especialmente a rural; danos e perdas na agropecuária; suspensão nos serviços essenciais; transtornos sociais e econômicos; degradação ambiental; perturbação do bem-estar físico, mental e social humano.

17:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm