Bolsonaro assina na Bahia a concessão da Fiol

O presidente Jair Bolsonaro visitou Tanhaçú, na Bahia, nesta sexta, para a assinatura da concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste à Bahia Mineração, com duração de 35 anos. Bolsonaro visitou as obras da ferrovia com os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Cidadania, João Roma.

O contrato assinado nesta sexta-feira é referente ao trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, chamado de Fiol 1, com 537 quilômetros de extensão. A expectativa é de que esta parte comece a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga.

Em um primeiro momento, 16 locomotivas e 1,4 mil vagões estarão em operação, dos quais pelo menos 1,1 mil serão destinados ao escoamento de minério de ferro. Em 10 anos, em 2035, a expectativa é de que volume de carga supere os 50 milhões de toneladas transportadas em 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.

Leiloada em abril, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,6 bilhão será usado para o término do segmento, hoje com 75% das obras concluídas. O governo também avança com o projeto da Fiol 2, entre Caetité e Barreiras.

As obras deste trecho, de 485 quilômetros, estão em andamento, com a participação do Exército na execução. Já a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, em Tocantins, aguarda a licença de instalação. Quando estiver pronta, a Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o futuro porto Sul de Ilhéus ao Tocantins. Com Abr

O presidente parabenizou Freitas pelo trabalho na atração de investimentos para o país. “Eu dei pra eles a total liberdade para trabalhar, porque acredito na responsabilidade de cada um. Dessa maneira a iniciativa privada, que é aquela que realmente leva o país pra frente, vem atrás de nós porque tem a confiança no que nós fazemos”.

18:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm