Bahia tem a terceira pior internet do país

Um estudo foi a fundo para saber a razão do aumento de reclamações dos usuários com a velocidade da internet banda larga. Produzido pela plataforma Melhor Plano, em parceria com o medidor de desempenho de internet Minha Conexão, ele revela a velocidade média no país, 55,18 megabits por segundo.

Piauí (88,40 Mbps), Amapá (70,88 Mbps) e Goiás (69,30 Mbps) tem a melhor velocidade média do Brasil na banda larga, enquanto a Bahia sofre com a terceira pior do país, com 34,97 Mbps. Ela só é melhor que as de Sergipe (29,06 Mbps) e Alagoas (34,76 Mbps) e metade da usufruida pelos goianos.

Para chegar ao resultado, as empresas analisaram os mais de 15,3 milhões de testes realizados por usuários no inferidor de velocidade, que leva em conta aspectos como ping (latência), velocidade de download e upload; entre janeiro e junho. Além da média geral, foi calculada a qualidade de internet em cada região e estado.

Um ponto interessante é que não há diferença tão expressiva das velocidades médias de internet entre as cinco regiões. Isso porque, no geral, os resultados mostram que todas elas permaneceram na faixa de 50 a 60 megabits por segundo durante o primeiro semestre.

De toda forma, os destaques vão para as regiões Centro-oeste (64,48 Mbps) e Sudeste (61,86 Mbps), que obtiveram os números mais altos da lista, enquanto Norte (50,04 Mbps) e Nordeste (50,41 Mbps) ocuparam as últimas posições durante os seis primeiros meses de 2021.

O levantamento teve como base cerca de 15.300.000 de testes de velocidade de internet no site Minha Conexão de janeiro a junho de 2021. Após a coleta inicial, foram eliminados os registros internacionais, duplicados e com valores menores que zero, além de testes feitos por celular, tablet e aparelho não conectado ao Wi-Fi.

20:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm