Azi responde Wagner e Neto discursa

Uma declaração sem nexo do senador Jaques Wagner sobre o DEM mereceu uma resposta bem humorada do deputado federal Paulo Azi, presidente estadual da sigla. Wagner, que está bem atraś de ACM Neto nas intenções de voto para governador, disse que "o DEM está definhando".

Pelo potencial de absurdo, a frase poderia ter sido dita em tom de piada, mas o senador falou a sério. Nesta sexta, Azi respondeu, falando ao BNews, que Wagner “precisa rever seu conceito de definhar. O desespero deixa as pessoas confusas”. Ele lembrou sucessos recentes do partido.

"O DEM cresceu 71% em 2020, elegendo 458 prefeitos. Aqui na Bahia, nós vencemos as eleições em 10 das 30 maiores cidades. Já o PT conquistou apenas uma prefeitura entre as maiores cidades da Bahia e, no país, não venceu em uma capital sequer".

"Em Feira de Santana e Vitória da Conquista, o PT de Wagner tomou viradas históricas no segundo turno. Então, me parece que quem está definhando, e não é de hoje, é o PT”, disse. A afirmação de Azi é corroborada pelo pífio desempenho do PT em 2020. Depois de conquistar 93 prefeituras em 2012, ficou com apenas 30 em 2020.

Já o DEM tinha 9 em 2012 e hoje 37, incluindo várias das cidades mais importantes do interior e a capital. Azi não chegou a citar, mas ACM Neto surrou o grupo do PT duas vezes seguidas, vencendo no primeiro turno, e fez seu sucessor, Bruno Reis, igualmente no primeiro turno.

Azi disse que “as pessoas não querem mais um estado líder em analfabetismo, em violência e desemprego, com péssimos índices de educação. A resposta ao PT foi dada em 2020 e será repetida em 2022. O partido foi reprovado nas urnas pelo povo da Bahia”.

ACM Neto (foto), discursando em Itabuna na quinta-feira, lembrou desses pontos. "Um estudo coloca a Bahia como campeã nacional de homicídios. O Brasil todo diminuindo o número de mortes violentas e a Bahia crescendo. A Bahia responde hoje por 14% de todos os homicídios do país".

"Por outro lado, naquilo que deveríamos ser campeões, somos os piores: a educação. Quando se avalia a qualidade da educação pública da rede estadual, a Bahia aparece em último lugar, o pior do Brasil". Neto disse que, quando confrontado com esses dados, "o governo só apresenta desculpas".

ACM Neto aproveitou a visita para empossar o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, como presidente do Democratas na cidade, em cerimônia na Terceira Via. E vaticinou: “não tenho dúvidas que os deputados que aqui estão terão Guinho como colega em 2023”.

Guinho, que já tinha falado dos planos do DEM para 2022 no programa Mesa Pra 2, da Morena FM, na quarta-feira (íntegra aqui), afirmou que “junto com o prefeito, já estamos fazendo uma nova história na cidade de Itabuna. Se assim Deus quiser, faremos também uma nova história na Bahia”.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm