60% não voltam para a segunda dose

Um relatório da Vigilância em Saúde de Itabuna mostra um cenário preocupante em relação à segunda dose da vacina contra a Covid. Embora 77% da população adulta já tenha recebido a primeira, só 41,4% apareceram para completar o esquema vacinal.

Por isso, o Ministério Público da Bahia cobrou da Prefeitura uma campanha educativa na midia sobre a importância da segunda dose. Os promotores querem que o Município exija de todas as empresas a relação dos empregados com vacinação completa.

O MP quer punir a empresa que tiver alguém com a vacinação atrasada suspendendo o alvará de funcionamento, mas esta medida é ilegal. Não existe nenhuma lei que permita a ação preconizaqda pelo MP, nem na Constituição, nem nos códigos civil e criminal.

Porém, a preocupação é legítima, já que há uma grande quantidade de pessoas que sumiram depois de tomar a primeira dose e ignoraram a data para receber a segunda. Dos empregados da Educação, Só 47,7% compareceram; do transporte, 23,1%. Entre os deficientes, apenas 20,15% tomaram as duas doses.

Mesmo uma parcela dos trabalhadores da Saúde deixou de comparecer. Até o momento, 78,2% deste público fechou o ciclo de imunização. No grupo de 40 a 49 anos, apenas 53,55% receberam a 1ª dose e 18,37% a 2ª. De 30 a 39 anos, 43,08% tomaram a 1ª e 14,76% completaram a imunização.

19:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm