Uesc entrega diploma a Meste Virgílio

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz vai entregar, na próxima segunda-feira (23), o título de Doutor Honoris Causa a José Virgílio dos Santos, o “Mestre Virgílio”. A solenidade será presencial, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc, restrita a 100 pessoas.

Proposto pela professora Camila Righetto, o título de Doutor Honoris Causa foi concedido por unanimidade. “Virgílio figura entre os mestres de Capoeira Angola mais antigos permanecendo em atividade e é único por sua história desvinculada da região de Salvador e Recôncavo", conta.

Virgílio nasceu em 26 de junho de 1934 em Ilhéus. Foi iniciado na capoeira com 9 anos, por Mestre Caranha, sendo instruído por mestres como Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto. Em 1950 se tornou contra-mestre pelas mãos de João Grande.

Virgílio Fundou a Associação de Capoeira Angola Mucumbo (ACAM) em 2002, depois a União de Capoeiristas do Sul da Bahia (UCASUB), em 2004. Ele ainda lançou um CD preservando as tradições, com Ladainhas e Corridos. Recebeu em 1995 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Upsala, em Nova Jersey.

"A trajetória de vida e resistência, suas produções artísticas, o apoio e incentivo a grupos de capoeira e a manutenção da tradição da Capoeira Angola em sua linhagem demonstram o saber e o fazer de Mestre Virgílio em prol da cultura afro-brasileira, tendo a cidade de Ilhéus como ponto de origem".

"Tais atributos conferem ao Mestre Virgílio, as qualidades que justificam a concessão do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Esse título se destina à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou de melhor entendimento entre os povos".

“Honoris Causa” é uma expressão latina que significa “por causa de honra” e é utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância. Camila comenta que esse título reconhece os muitos mestres de capoeira que continuam esquecidos e pouco valorizados”.

16:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm