SEC lança livros de autores indígenas

A Secretaria de Educação da Bahia lançou a Coleção Maya, de livros didáticos produzidos por professores indígenas do povo Pataxó Hãhãhãe, em evento no Colégio Estadual da Aldeia indígena Caramuru Paraguaçu, em Pau Brasil, no Sul da Bahia. A ação visa fortaler o "pertencimento étnico" e valorizar os conhecimentos tradicionais.

Mais de 48 mil livros da coleção, composta por cinco volumes, foram distribuídos pela SEC em junho para as escolas indígenas. A construção dos livros é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o IFBA. Os livros, voltados para as especificidades dos povos indígenas, foram pensados para serem trabalhados em sala de aula.

A impressão foi feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conta a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito. Os materiais didáticos foram produzidos ao longo dos cursos de formação inicial e continuada para professores indígenas, ofertados pela SEC em parceria com instituições de ensino superior.

"Nesses espaços de formação, as experiências dos professores indígenas de diversas etnias têm sido exercitadas e o etnoconhecimento valorizado. A entrega da tiragem de 48 mil exemplares constitui uma importante iniciativa para o fortalecimento da política de produção de materiais didáticos específicos e diferenciados".

A primeira professora indígena do povo Pataxó Hãhãhãe, Maria Muniz, cujo nome indígena é Maya, mesmo do título da coleção, participou da elaboração dos livros e foi homenageada. “Este é um dia muito importante para a minha comunidade, pois é uma realização de um sonho de muitos anos".

"Esta é uma coleção muito rica e com um conteúdo diferenciado. Fico emocionada com esta homenagem, pois eu fui a professora das escritoras dos livros e que hoje são minhas colegas de trabalho”, comentou.

Para a estudante indígena Uyara Kiteria da Cruz, 16 anos, do 2º ano, do Colégio Estadual da Aldeia indígena Caramuru Paraguaçu, “estes livros são de suma importância para todos os estudantes e estamos muitos orgulhosos com os nossos educadores indígenas, pois esse material servirá de inspiração para todos nós”.

18:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm