Queixa de Rui tem razão só parcial
A queixa feita pelo governador Rui Costa (PT), de que o Governo Federal mandou à Bahia 900 mil doses a menos do que deveria tem respaldo nos números, mas só parcialmente. Costa diz que a distribuição deveria ser "proporcional das doses segundo o tamanho da população de cada estado".
Ela tem sido feita exatamente assim, bastando consultar os números. A Bahia é o quarto estado em população e o quarto que mais recebeu vacinas contra a Covid. São Paulo, que soma 44 milhões de habitantes, recebeu 46 milhões de doses, mas é o estado que fabrica a Coronavac.
Minas Gerais, que tem 20 milhões de habitantes, recebeu 19 milhões de vacinas. O Rio, com 17 milhões de pessoas, teve 16 milhões de vacinas. A Bahia, cuja população é de 15 milhões de pessoas, recebeu 13 milhões de doses. Na proporção, o estado realmente deveria ter recebido mais 900 mil doses.
Porém, o Ministério da Saúde tem que levar em consideração, acima da população, as tacas de infecção e de casos ativos, ou seja, mandar mais vacinas para os lugares onde a epidemia está pior. Sempre foi assim com outras doenças, porque é um padrão mundial de distribuição.
A Bahia é o quinto estado em casos e mortes, atrás de São Paulo, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul, pouco acima de Santa Catarina. Além disso, as doses a mais não teriam seido usadas até hoje. A Bahia tem 2 milhões de doses ainda sem distribuir aos municípios.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
