Pepista quer a CPI dos respiradores

As fissuras na base do PT na Bahia continuam aumentando. Na terça-feira, a tensão aumentou com um vídeo do deputado estadual Robinho, do PP, partido aliado do governo estadual. O parlamentar sugeriu que o governador Rui Costa (PT) é "um genocida", termo que petistas atribuem a seus adversários.

Robinho defendeu a abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). Uma para investigar o não pagamentos das emendas impositivas, como vários deputados vem denunciando. Essas emendas não podem ser represadas pelo Governo do Estado.

A outra CPI seria para apurar o escândalo da compra de respiradores durante a pandemia. O caso é investigado pela Polícia Federal e inclui indícios de superfaturamento, pedido de propina pelo então Chefe da Casa Civil Bruno Dausler e pagamento antecipado, o que é vetado por lei.

A compra foi encomendada a uma empresa que fabrica produtos à base de maconha, sem qualquer relação com a área médica. Nenhum respirador foi recebido e o dinheiro pago não foi devolvido. O prejuízo para os cofres estaduais foi acima de R$ 48 milhões.

No vídeo, Robinho afirma que Rui Costa não paga as emendas impositivas há três anos. "Imagine se o governo federal não pagasse as emendas dos deputados... O senhor não está acima da lei". O deputado já tinha anunciado o rompimento com Costa e o PT numa entrevista ao BNews no domingo (22).

O governador retaliou cortando os cargos de indicação do deputado no governo, o que gerou nova reclamação de Roninho. "Ele acha que nós, deputados, temos que ficar quietos, como tentaram me amordaçar, por meia dúzia de empregos. Pode tomar. Não dá pra ficar com um governo que é inversão de valores".

"Por que não abrir uma CPI sobre o não pagamento das emendas impositivas? Por que não abrir uma CPI dos respiradores, que foram comprados, mas o povo baiano nunca recebeu? Isso não é ser um genocídio?" Apesar dos ataques ao aliado, o PP não censurou nem criticou o deputado.

22:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm