Ministros denunciam governo da Bahia

A ministra da Mulher, Família e direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Cidadania, João Roma, reclamaram publicamente da atitude do governador Rui Costa em relação a um equipamento social de Vitória da Conquista. A Comunidade de Atendimento Socioeducativo Wanderlino Nogueira está pronta há mais de um ano.

A Case será usada por adolescentes infratores condenadoa a cumprir medidas socioeducativas. Hoje, 90 deles são obrigados a cumprir a pena em Feira de Santana ou Salvador, loge de suas famílias, o que prejudica o processo de ressocialização dos menores.

Construída pelo Governo Federal, que investiu R$ 20 milhões na obra, ela não pode ser colocada em funcionamento por omissão do governo estadual. A entrega do equipamento depende de Rui Costa, que se recusa a marcar a inauguração por questões polĩticas.

João Roma ressaltou que, fechado há tanto tempo, daqui a pouco os prédios vão começar a ter problemas de manutenção. Para o ministro, a obra não devia ser motivo de disputa política ou quebra de braço, e sim fazer o benefício chegar em quem precisa.

A obra tem outro problema. Os filhos de Wanderlino Nogueira Neto entraram na Justiça para impedir que a obra seja inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro e Damares Alves, que construíram a entidade. Alegam que as ideias de Bolsonaro divergem das do homenageado.

Caso a família tenha sucesso, é possível que o Governo Federal mude o nome da entidade para homenagear outra pessoa de Vitória da Conquista ligada aos direitos da criança e do adolescente.

16:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm