Lacen detecta duas variantes Covid

O Laboratório Central da Bahia detectou nesta quinta-feira, por sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19, a Delta; e uma sul-africana, a Beta. Os técnicos da Secretaria da Saúde sugerem iniciar de imediato a aplicação da terceira dose em todos os municípios que já estão na faixa de 18 anos.

Segundo a secretária em exercício Tereza Paim, 281 municípios chegaram a esta fase. Ela explica que a terceira dose deve ser aplicada de preferência com a vacina da Pfizer ou, se não for possível, com a Janssen ou a AstraZeneca. A dose de reforço deve atingir um público superior a 950 mil baianos.

Ela será aplicada a todas as pessoas vacinadas com a segunda dose há pelo menos 28 dias e quem tem acima de 70 anos e foi vacinado há 6 meses. A Sesab também vai fazer rastreamento por meio de testes nas regiões onde foram detectadas as variantes.

Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão as amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. Tereza pede que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas da Covid, além de manter medidas como o distanciamento social e o uso de máscara.

A secretária explica ainda que apesar dessas variantes, a Gamma (originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. “Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, porém, a embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes".

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm