Itabuna sanciona auxílio para artistas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, sancionou nesta sexta-feira a Lei Mestre Sabará, que tem como objetivo pagar um auxilio financeiro aos profissionais da cultura. O Projeto de Lei, criado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, foi aprovado pela Câmara com rapidez.

Os artistas, produtores e fornecedores do setor foram o grupo mais afetado pelas medidas tomadas pelo governador Rui Costa e o ex-prefeito Fernando Gomes, que fecharam toda a cidade e quase quebraram a economia local. Sem poder trabalhar, eles ficaram sem ter como sustentar suas famílias.

O relatório do Cadculti, o cadastro de pessoas ligadas à cultura e ao turismo implantado pela Ficc, mostra que 78% dos agentes culturais tem hoje uma renda abaixo de um salário-mínimo. A lei presta homenagem ao músico Adalmiro Leôncio da Silva, o Mestre Sabará (foto), um dos maiores bateristas do país e formador de uma legião de profissionais.

A partir de segunda-feira, a Ficc começa a receber inscrições para pedir o auxílio. Cerca de 340 agentes culturais estão aptos a receber, mas precisam comprovar atuação há mais de três anos na cidade, ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e estar com a ficha atualizada no Cadculti.

A Prefeitura já destinou recursos para conta da Fundação, com objetivo de custear as despesas decorrentes da Lei. O benefício é válido por três meses e, para isso, teve aprovado na Câmara um crédito adicional para o Executivo de R$ 306 mil para uso da Ficc.

18:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm