Itabuna recebeu mais de R$ 2,3 milhões
As prefeituras receberam, nesta segunda-feira, a terceira parcela do decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto. O valor do repasse global é de R$ 2.487.837.524, que é parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos dez dias anteriores.
No sul da Bahia, a maior fatia é a de Itabuna e Ilhéus, com cada uma recebendo 2.317.780. Canavieiras ficou com 595.657 e Itacare com 521.198. Buerarema, Una, Coaraci, Itajuipe, Ibicaraí e Uruçuca receberam cada uma, 446.741. Já Itapé, Barro Preto, Almadina e São José da Vitoria tiveram 223.371 depositados na conta.
Segundo o Tesouro Nacional, o montante é cerca de 27,2% menor quando comparado ao terceiro decêndio de julho. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, não há uma distribuição uniforme ao longo do ano. São dois ciclos distintos, onde no primeiro semestre os repasses são maiores e entre julho e outubro, menores.
Cerca de 80% dos municípios têm o fundo como sua principal receita. O economista Murilo Ferreira Viana, especialista em finanças públicas, destacou que “o município pequeno, sem indústria, com pouca atividade econômica, tende a ser concentrado no Fundo de Participação dos Municípios”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
