Ilhéus celebra aniversário de Jorge Amado

Apesar de ter nascido em Itabuna, que geralmente ignora seu filho mais famoso, Jorge Amado é sempre reverenciado por Ilhéus, onde escreveu seu primeiro livro. Neste ano, a Prefeitura de Ilhéus preparou alguns eventos pelo aniversário de 109 anos do escritor, nascido em 10 de agosto de 1912.

Mesmo ainda com restrições por causa da pandemia, haverá uma exposição de arte no Museu da Capitania, desta sexta-feira até o dia 17, aberta à visitação das 9h às 17h. Todas as obras da artista Manu Pessoa foram criadas em homenagem ao escritor que exportou Ilhéus para o mundo.

A iniciativa tem o apoio do Centro de Estudos e Pesquisa de Olivença e Ilhéus e do Vesúvio Praia, mas não é o único. A Prefeitura de Ilhéus está apoiando o Sarau do Jorge, promovido pela Casa Jorge e Nacibe no dia 7, sábado, em Olivença, com recital de cordel pela Mestra Lainha e o DJ Seu Múcio.

Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Ferradas, Itabuna, em 10 de agosto de 1912 e morreu em Salvador, em 6 de agosto de 2001. Este mês marca, além dos 109 anos de seu nascimento, os 20 anos sem ele. Jorge é o escritor brasileiro mais traduzido, presente em 49 línguas de 80 países.

Na foto, os jornalistas Manoel Leal e Hélio Pitanga com Jorge Amado numa de suas muitas visitas a Itabuna para rever os amigos.

20:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm