Faria rebate controle da mídia do PT

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, rebateu as declarações do ex-presidiário e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a regulamentação da comunicação no Brasil. O PT publicou, nas redes sociais, uma fala do petista em que afirma que “é preciso atualizar a regulamentação da comunicação nesse país”.

Segundo o réu por corrupção, “é preciso atualizar a regulamentação do sistema de comunicação do país. O dono do jornal tem o direito de ter um editorial, mas na informação ele não pode ideologizar. A informação é o que aconteceu e vamos ter que discutir isso”. Lula garantiu que, se voltar ao poder, essa será uma de suas primeiras ações.

"Eu vi como a imprensa destruía o Chaves (ex-presidente da Venezuela). Aqui eu vi o que foi feito comigo. Nós vamos ter um compromisso público de que vamos fazer um novo marco regulatório dos meios de comunicação e espero que os senadores e os deputados entendam que isso é necessário para a democracia".

Na verdade, esse controle atenta diretamente contra a democracia e a liberdade de expressão. Quando estava na presidência, Lula tentou implantar um Conselho Federal de Jornalismo, inspirado em modelos das sitaduras da China e Venezuera, que seria comandado por sindicalistas de esquerda da Fenaj.

Eles ficariam encarregados de escrever o estatuto, que incluía impedir um jornalista de exercer a profissão por "criticar movimentos sociais ou de governo". O jornalista seria proibido de escrever, agredindo outro princípio da Constituição, o da liberdade de exercer uma profissão. O PT desistiu da aventura devido à reação da sociedade.

O ministro Fábio Faria comentou que “o PT tem falado reiteradamente sobre a regulação da mídia. Estamos em 2021 e temos que lutar pela liberdade de expressão e da imprensa, como defende o governo Jair Bolsonaro. Não queremos retrocesso”. O deputado Flávio Bolsonaro também se manifestou sobre a declaração do ex-presidiário.

“Se o PT voltar, ele não será tão ‘bonzinho’ como antes. Seus líderes estão velhos e querem executar seu projeto de poder, sua sociedade perfeita e isso passa por calar todas as vozes contrárias colocando um nome bonitinho nestas medidas, tais como ‘regulamentar a comunicação’”.

18:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm