Falta sangue dos tipos O e A na Bahia

Os tipos sanguíneos O, positivo e negativo, e A negativo estão em estado de alerta no Hemocentro da Bahia (Hemoba). Segundo a instituição, 63.444 voluntários doaram sangue de janeiro a junho de 2020, o que permitiu a coleta de 48.785 bolsas. Já nos seis primeiros meses de 2021, foram 70.152 doadores e 53.497 bolsas.

Os dados apontam para o crescimento de 10,5% de voluntários e 9,6% de bolsas coletadas. No entanto, a alta ainda não é suficiente para atender a necessidade. A rede Hemoba tem sua sede em Salvador, na Ladeira do Hospital Geral, sem número, Brotas. O telefone para contato é o (71) 3116-5664/5600.

Há também hemocentros regionais em Eunápolis e Barreiras. Além disso, diversas cidades contam com as UCTs, unidades de coleta e bancos de sangue locais, como Itabuna, na Santa Casa. Fernando Araújo, diretor do Hemoba, convida os baianos a doar e ressalta a relevância de os estoques estarem sempre em segurança.

“A pandemia modifica todo o formato e a trajetória da nossa medicina transfusional e exige que a gente tenha os estoques sempre em segurança para que possamos atender a população. Quanto maior for a vacinação, maior estaremos tendo solicitações da medicina transfusional", explica.

O Hemoba considera o estoque de sangue estável quando se tem uma quantidade de hemocomponentes que atende à demanda de oito a dez dias. A classificação de alerta é para um número de quatro a sete dias; e crítico, quando se tem apenas a quantidade para atender no máximo três dias.

Diante da necessidade de manter os hemocentros bem abastecidos, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mobilizando a população para procurar o hemocentro e doar. “O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Interessados em doar podem preencher um formulário disponível no site do Hemoba, cujo endereço é saude.ba.gov.br/hemoba, ou enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br. Com Brasil 61.

19:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm