Chocolate sulbaiano na final nacional
A Confederação da Agricultura e Pecuária divulgou o nome dos sete finalistas do “Prêmio Brasil Artesanal 2021 – Chocolates”. O concurso é realizado pelo Sistema CNA/Senar em parceria com o Centro de Inovação do Cacau e a Ceplac, para identificar e reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil.
Entre os sete finalistas estão dois baianos, o Chocolate da Ju, de Lucas Arleo, com fazenda em Uruçuca; e Cacau do Céu Chocolates Finos, de Ilhéus. O Chocolate da Ju é produzido por uma família de Uruçuca, na Fazenda Santa Rita. A produção surgiu pela iniciativa da pequena Julia Arleo, que chama o seu de “chocolate de verdade”.
Isto porque ele segue o conceito Tree to Bar, quando a produção é feita no mesmo processo desde o plantio, seleção do cacau, fermentação, secagem, armazenamento, até a fabricação do chocolate. Júlia, que tem 9 anos, sempre acompanhou oss pais na fazenda se interesou pela produção do cacau durante a pandemia.
Foi ela quem sugeriu aos pais a fabricação do próprio chocolate. Para iniciar a produção, Julia pediu e ganhou de aniversário sua primeira melanger, uma máquina de chocolate. Desde então, tem acompanhado os pais Lucas e Juliana, que tocam a produção do Chocolate da Ju.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
