Bahia tem novo aumento de homicídos

Os assassinatos no Brasil caíram 8% no primeiro semestre desse ano, comparado com 2020, segundo o Monitor da Violência do G1, ferramenta que monitora os homicídios no país a partir de dados oficiais dos governos estaduais. O Ceará é o estado com a maior queda no número de mortes violentas, -28,8%.

Parte dessa queda pode ser explicada por 2020 ter sido um ano atípico, marcado pelo motim dos policiais militares em fevereiro. Durante os 13 dias da greve policial, houve 312 homicídios, uma média de 26 por dia, o triplo do normal.

No Brasil, no primeiro semesrte, foram registradas 21.042 mortes violentas, contra 22.838 no primeiro semestre de 2020, uma diminuição de 1.796 óbitos. Estão incluídas na estatística as vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Apenas seis estados registraram aumento de homicídios, sendo dois do Norte (Roraima e Amazonas) e quatro do Nordeste (Maranhão, Piauí, Paraíba e Bahia). A Bahia continua, desde o começo do levantamento, há quatro anos, liderando o ranking de mortes violentas.

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, comentou em seu Twitter "A pergunta que fica é: se outros estados conseguiram diminuir a violência, por que a Bahia não conseguiu? Não podemos mais admitir que a criminalidade tome conta da Bahia".

"Precisamos enfrentar o crime organizado com pulso firme, inteligência e liderança. O nosso estado precisa ser líder em geração de emprego, educação, investimentos e turismo, e não em criminalidade". O estado é adminsitrado pelo PT desde 2007, há 16 anos.

23:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm