Acre está de quarentena por moniliase

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou o Acre “área sob quarentena” para conter a doença Monilíase do Cacaueiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri. Ela afeta, principalmente, culturas como o cacau e cupuaçu.

A primeira detecção no Brasil ocorreu no mês passado, numa área urbana de Cruzeiro do Sul. A planta afetada estava em uma casa. Com a quarentena, fica proibido o trânsito de frutos e plantas que possam hospedar a praga para outros Estados, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas do Mapa, Graciane de Castro.

"A ação pretende prover um maior suporte para as ações de fiscalização do trânsito de vegetais, executadas pelas Agências Estaduais de Defesa Agropecuária, com vistas a evitar a dispersão da praga para as áreas livres do país.” Há décadas o sul da Bahia teme a chegada da doença.

A monilíase é uma doença que atinge somente as plantas hospedeiras do fungo, sem risco à saúde humana, mas ela causa perdas na produção e uma elevação nos custos, devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Na América do Sul, a doença já está presente no Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru. Devido ao seu potencial de danos às culturas, o Mapa alerta que é importante a notificação imediata às autoridades fitossanitárias locais de quaisquer suspeitas nas demais regiões do país.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm