Vendas do varejo baiano subiram em maio

As vendas do comércio baiano registraram em maio um crescimento de 29,4% em relação a 2020. Em relação a abril deste ano, o aumento foi de 2,9%. No acumulado do ano, a taxa foi positiva em 9,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio feita pelo IBGE.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia afirma que o crescimento das vendas pode ser atribuído à diminuição do medo dos consumidores em sair de casa. Além disso, maio tem a segunda melhor data para vendas no setor, o Dias das Mães.

O auxílio emergencial do governo Bolsonaro, o avanço da vacinação e o dinamismo do mercado de trabalho também são fatores que ajudaram nas vendas do comércio em maio, segundo a SEI. Foi o segundo mês com aumento nas vendas do varejo. Só um setor registrou diminuição de vendas, o de supermercados, com -9,4%.

O melhor resultado foi do setor de vestuário e calçados, com aumento de 410,3% sobre 2020, seguido de artigos de uso pessoal e doméstico com 97,2%, Móveis e eletros com 79,1%, Livros e papelaria com 72,3%, Equipamentos e materiais para escritório com 66,5%, farmácia e cosméticos com 27,6%, Combustíveis e lubrificantes com 19,8%.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos e Material de construção apresentou expansão de 44,0% nas vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse comportamento nos últimos três meses reverteu a sua trajetória de queda, registrando no acumulado dos últimos 12 meses, variação foi positiva de 3,4%.

0:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm