Uruçuca tem duas amêndoas no Salon
O Salon du Chocolat de Paris incluiu duas amostras de cacau especial enviadas à França por produtores do sul da Bahia entre as 50 melhores do mundo. Elas concorrem ao prêmio Cocoa of Excellence, prêmio internacional de cacau que integra a programação do salão. Os vencedores serão conhecidos no final de outubro.
Entre os finalistas está João Tavares, que já foi premiado duas vezes em 2010 e 2011. Neste ano, João concorre com uma amostra do Catongo, da Fazenda Leolinda, em Uruçuca. Outra sulbaiana é Angélica Maria Tavares, com a variedade FL 89, da fazenda que leva seu nome, também em Uruçuca.
O Prêmio Internacional do Cacau – Cocoa of Excellence é a competição de maior prestígio do mundo e proporciona o reconhecimento global aos produtores de alta qualidade, celebrando a diversidade de sabores das diferentes origens do planeta. Ao todo 235 amostras foram enviadas e 50 selecionadas por especialistas.
“Este resultado demonstra todo o potencial que o país tem para se consolidar no mercado internacional de cacau premium. É o resultado do trabalho e da dedicação destes produtores em campo. Demonstra a força das nossas origens, uma vez que foram contempladas amostras do Sul da Bahia e do Pará".
"Cada uma destas amostras apresenta uma identidade singular e uma explosão de sabor que diz muito sobre o cacau do Brasil”, atesta a bióloga Adriana Reis, doutora em biotecnologia e gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC).
O Brasil participou de todas as edições sob a coordenação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) que, desde 2019, conta com a parceria do CIC para a realização de todas as etapas de seleção final das amêndoas que irão para avaliação do Comitê Internacional na França.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
