UPB reclama de descaso com interior

A União dos Municípios da Bahia se reuniu nesta terça-feira com a Secretaria de Saúde da Bahia para discutir a distribuição de vacinas aos municípios do interior, incluindo a Janssen, além da situação da central de regulação de pacientes do Estado.

O vice-presidente da UPB, prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, pediu ao secretário Fábio Vilas-Boas um alinhamento mais direto com os municípios de pequeno porte. O gestor lembra que as prefeitura estão na ponta, lidando diretamente com a população.

Ele reclama que os prefeitos precisam explicar todo dia aos moradores por que a capital recebe mais vacinas que o interior inteiro. A prefeita de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, afirma que eles querem que Salvador seja a capital que mais vacina, mas que todos os municípios se destaquem também.

A prefeita considera injusto levar em consideração para a distribuição da vacinas o ano de 2020, porque foi atípico, além de existir uma mudança de gestão a partir de janeiro. Vilas-Boas disse que a regra não vai mudar. A Bahia já recebeu mais de 9 milhões de vacinas e tem cerca de 2 milhões ainda guardadas na capital.

Gestor de Encruzilhada, Dr. Lei é médico e fez abordou a central de regulação dos pacientes. “É a reclamação de 80% dos prefeitos. A desconexão geográfica da central de regulação com a realidade da logística dos municípios. Meu município fica perto de Vitoria da Conquista e, as vezes, a regulação me manda para o Oeste do estado".

Sobre a pauta da regulação, o secretário de saúde pediu que a comitiva visitasse a central, mas reconheceu esse problema de logística. “Colocamos no software da Central de Regulação o programa do Google Maps e agora ele norteará melhor a equipe”, alega.

18:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm