Trecho da orla tem acidentes diários
Um levantamento do Projeto Rodovia, do Coletivo Preserva Ilhéus, analisou as ocorrências no trecho duplicado da BA-001 a partir do Opaba Hotel, entre 20 de junho e 8 de julho. Foram registrados 14 acidentes em apenas 18 dias, registrados em fotos e vídeos por moradores da área.
Os dados mostram que 57% dos acidentes aconteceram entre a AABB e o Opaba, com uma morte registrada. A professora de engenharia de transportes Peolla Paula Stein é graduada na Universidade Federal do Sul da Bahia, com mestrado pela Universidade de São Paulo.
Integrante do Coletivo Preserva Ilhéus, ela avalia que o projeto da nova orla sul possui falhas importantes, que colocam em risco pedestres, ciclistas e motoristas. Ela observa que a maioria dos acidentes acontecem nas travessias de pedestres. Em vários casos, o carro que freou de repente na faixa causou um engavetamento.
Peolla sugere que essas travessias deveria ter uma faixa elevada, além de radar eletrônico e alguma fiscalização ao longo do trecho. "Os acidentes ocorrem, muitas vezes, por engavetamento entre veículos”, explica a professora. A nova orla sul de Ilhéus, com duplicação deste trecho da BA 001, foi inaugurada em maio.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
