Saúde premia projeto de Alagoinhas

O Ministério da Saúde reconheceu a excelência do trabalho realizado por equipes de saúde de 5 cidades para prevenir e controlar a incidência do câncer entre usuários do SUS. Entre os projetos destacados na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer, um é da Bahia.

O projeto “Caminhos do Cuidar”, desenvolvido nas 18 policlínicas regionais de saúde, é uma estratégia com foco no rastreamento e diagnóstico do câncer desde a atenção básica até o encaminhamento para o tratamento nas unidades e centros de referência em oncologia. O prêmio foi para o de Alagoinhas.

“Além de salvar vidas, este é um projeto que devolve a dignidade do paciente oncológico, porque ele é acolhido, orientado e tem todo o seu trajeto de suspeita e diagnóstico acompanhado de perto por especialistas dentro das policlínicas”, explica o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Além do projeto baiano, foram premiados o Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama, de São João de Meriti (RJ); Odontologia na Saúde da Mulher, de Porto Belo (SC); Estratégias, de Balneário de Piçarras (SC); e o Programa Previne Mulher, desenvolvido no município Imbuia (SC).

Cada equipe recebeu um certificado de reconhecimento pelos trabalhos, selecionados por um comitê formado por representantes do ministério e convidados que avaliaram itens como as melhorias de acesso aos serviços, alinhamento com as políticas de atenção à saúde, capacidade de respostas a crises; criatividade e inovação.

No total, 30 projetos concorriam nesta primeira edição do prêmio. Durante a cerimônia de entrega dos certificados, que aconteceu nesta qujinta, em Brasília, o ministro Marcelo Queiroga reforçou a importância dos serviços especializados prestados pelo Sistema Único de Saúde.

“Vivemos uma emergência sanitária de importância internacional, a pandemia da covid-19, mas temos outros problemas antigos para os quais ainda não temos todas as soluções, como, por exemplo, as doenças cardiovasculares, que causam mais de 480 mil mortes todos os anos, e as oncológicas, que provocam mais de 280 mil óbitos ao ano”.

A premiação foi conquistada não pelos grandes municípios, mas pelos pequenos, destaca a coordenadora da estratégia de saúde da família de Balneário Piçarras (SC), Ivia Fátima Rodrigues. “São pequenas ações que mudam completamente a vida de muitas pessoas, inclusive a nossa". Com dados da Abr.

0:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm