Plano de Saúde deve ter 0 de aumento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou nesta sexta (8) que o reajuste anual dos planos de saúde individuais e familiares será negativo. A diminuição é de 8,19%. A decisão foi tomada por unanimidade pelos cinco diretores. O índice negativo reflete a queda da demanda em meio ao isolamento social.

O mapa assistencial da saúde suplementar referente à 2020 foi apresentado na reunião. Ele mostrou que, no ano passado, houve uma queda de 25,1% no número de consultas, de 14,6% nos exames e de 14,7% nas internações. O reajuste anual definido pela ANS fixa o percentual máximo que as operadoras podem usar.

Nesse caso, significa que elas devem aplicar uma redução de, pelo menos, 8,19%. É a primeira vez que um reajuste negativo é anunciado pela ANS desde sua criação, em 2000. "As operadores não podem deixar de reduzir os valores das mensalidade. Elas não têm essa opção", diz o presidente da ANS, Rogério Scarabel Barbosa.

A decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão. Ela incide apenas nas mensalidades dos contratos individuais e familiares firmados a partir de janeiro de 1999. São aproximadamente 8,1 milhões de beneficiários, o que corresponde a cerca de 17% do mercado de saúde suplementar.

Para planos adquiridos antes de janeiro de 1999, mantidos por quatro operadoras, foram definidos os seguintes percentuais: -7,83% para Amil e -7,24% para Bradesco, Sulamérica e Itauseg. O valor final das mensalidades dependerá ainda do reajuste do ano passado, que começou a ser cobrado nesse ano.

Como a ANS permitiu que as operadoras subissem até 8,14% o preço dos planos, porém suspendeu os aumentos entre setembro e dezembro de 2020, o encontro dos dois valores deve resultar em nenhum aumento e nenhuma diminuição nas mesalidades. Com Abr.

20:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm