Ouvir música online é a atividade preferida
A segunda pesquisa Hábitos Culturais, feita pelo Instituto Data Folha em parceria com o Itaú Cultural, mostra que ouvir música foi a atividade cultural mais desfrutada pela internet durante a pandemia, por 79% dos entrevistados. Assistir filmes e séries (75%) e jogos eletrônicos (43%) vieram em seguida.
Os cursos livres foram uma das atividades online de 41%, enquanto 40% assistiram a espetáculos de teatro, dança ou música. Os podcasts tiveram 39% de menções. Mesmo após o fim da pandemia, 80% deste público pretende continuar, eventualmente, assistindo espetáculos transmitidos pela internet.
A pesquisa foi realizada entre 10 de maio e 9 de junho com 2.278 pessoas de diferentes faixas de renda, com idade entre 16 e 65 anos, em todas as regiões. Ela revela outras informações relevantes.
O percentual dos que assistiram espetáculos virtuais durante a pandemia é quase o mesmo dos que frequentaram dança, teatro ou shows musicais antes da quarentena contra o novo coronavírus (39%). Mas 57% das pessoas disseram ter aumentado o interesse por atividades culturais durante o confinamento.
Há ainda uma percepção de que o ambiente virtual aumentou a possibilidade de acesso a conteúdos culturais, efeito sentido por 72%. A maioria das pessoas ainda prefere as atividades presenciais, mas há um número significativo que gosta de participar pela internet, mesmo que seja possível estar presente fisicamente.
Entre o público dos shows musicais, 62% disseram que, se houver as duas opções, preferem a apresentação física, enquanto 32% optariam pelo online. Para os espetáculos de dança e teatro, o percentual dos que escolheriam assistir presencialmente é um pouco maior (64%), mas 32% optariam pela transmissão via internet.
Entre as principais vantagens das versões online está a comodidade e flexibilidade de horário (25%), a segurança física e de saúde (13%) e a possibilidade de não se deslocar (11%). Para 37%, as atividades presenciais são melhores devido ao contato pessoal. Já a emoção foi mencionada por 13% e 10% disseram que é melhor para não ficar parado.
O cinema foi a atividade que o público mais sentiu falta durante o período de isolamento social, mencionado por 67% dos que frequentam espaços de arte ou cultural. As apresentações artísticas foram citadas nesse contexto por 32% do público e as bibliotecas por 21%.
A pesquisa investigou ainda o adoecimento mental da população durante a pandemia de covid-19. Mais de um terço (36%) disse que pelo menos alguma pessoa no domicílio onde vive teve problemas emocionais ou de saúde mental durante a quarentena. Desses, 63% procuraram atendimento especializado.
A respeito dos efeitos positivos da arte na saúde emocional, 44% disseram que participar de atividades culturais melhorou a sua qualidade de vida. Para 48%, as ações culturais reduziram o estresse e a ansiedade e 51% perceberam uma diminuição na sensação de tristeza.
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