MS premia boas experiências contra Covid
O Ministério da Saúde realizou uma cerimônia para premiar boas práticas no combate à covid-19 na atenção primária do SUS. Batizada de "APS Forte no SUS – no combate à Covid-19", a iniciativa reuniu 1.471 experiências de todo o país, sendo que duas receberam menção honrosa e 19 foram consideradas de excelência.
A iniciativa, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)
no Brasil e pelo Ministério da Saúde, quer dar visibilidade às boas
práticas desenvolvidas pelos profissionais que atuam no SUS. Foram
premiadas ações como o teleatendimento e rastreamento de pacientes
contaminados.
Mais o uso de rádios comunitárias para combater notícias falsas sobre a pandemia; a criação de consultórios móveis para o atendimento aos grupos vulneráveis, a exemplo de idosos, população de rua e gays, entre outras iniciativas.
Na cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes, o WhatsApp foi a ferramenta utilizada para manter o diálogo e fazer o acompanhamento de um grupo de travestis e transexuais pelos profissionais de saúde. A iniciativa garantiu o acesso à testagem, equipamentos de proteção individual, renovação de receitas, entre outros.
Em Maceió, foram usados consultórios móveis para atender à população que vive nas ruas. A estratégia envolveu desde garrafas pet com água para lavar as mãos até a busca de doações de material de higiene. As equipes passaram a atender nos abrigos temporários criados para acolher os moradores de rua.
No Acre, um projeto de monitoramento e acompanhamento de idosos e portadores de doenças crônicas foi implantado em 11 municípios. O objetivo foi reduzir a incidência de transmissão, internações e óbitos pela covid-19.
As secretarias municipais de Saúde utilizaram um formulário Google como sistema de informação online para registro de dados necessários para a identificação de sintomas e monitoramento dos usuários pertencentes aos grupos prioritários, identificados pelas equipes de Saúde da Família.
Como resultado, em média, três mil pacientes foram monitorados. Para não sobrecarregar a equipe responsável pelo monitoramento presencial e telefônico, foram destacados outros servidores para inserção dos dados no sistema de informação.
Em Caxias, no Maranhão, o WhatsApp também foi usado. O município criou uma plataforma batizada de Teleconsulta Covid-19, para fazer teletriagem e teleatendimento. O objetivo foi prestar um atendimento inicial seguro para avaliar casos suspeitos, monitorar sintomatologia de síndromes gripais, orientar o diagnóstico e o tratamento.
Em alguns casos, as inovações passaram pela reorganização das Unidades Básicas de Saúde para atender ao fluxo de pacientes com covid-19, como em Arapiraca, Alagoas. O município fez um projeto piloto com a readequação do processo de trabalho da equipe e foi promovida uma reestruturação das medidas de segurança.
Os profissionais também receberam treinamento em oxigenoterapia, acolhimento e realização de testes rápidos. Foi implantado um fast-track com alimentação digital para a triagem dos pacientes o que permitiu o acompanhamento da dinâmica dos atendimentos que ocorriam nas UBS por meio de publicação de boletins.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
