MP denuncia juiz e irmãos advogados

O Ministério Público da Bahia denunciou na segunda-feira o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio (foto), os advogados Júlio César e Vanderlei Chilante, aleḿ do empresário Nelson José Vigolo, por lavagem de dinheiro e corrupção, dentro do esquema criminoso criado para blindar a quadrilha que disputava terras no oeste da Bahia.

Segundo a denúncia, o juiz recebeu uma propina de R$ 1 milhão para se declarar suspeito nos processos de interesse do Grupo Bom Jesus Agropecuária, para não proferir novas decisões desfavoráveis. O MP requereu a prisão preventiva do juiz, a perda de função pública e a apreensão dos produtos dos crimes até R$ 1,5 milhão.

A petição inicial enviada ao Tribunal de Justiça da Bahia afirma que os denunciados integraram uma quadrilha, junto com "uma desembargadora e seu filho", para enfrentar o grupo econômico liderado pelo “falso cônsul” Adailton Maturino. O pagamento da propina ao juiz teria sido em espécie.

Segundo a denúncia, o dinheiro foi sacado pelo advogado Júlio César da conta bancária de Nelson Vigolo e depositado, de maneira fracionada, na conta de um “laranja”. Depois o valor foi transferido para parentes ou empresas vinculadas aos parentes do magistrado.

A denúncia aponta provas reunidas ns investigações da ‘Operação Faroeste’ e compartilhadas pela Procuradoria-Geral da República após autorização do Ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. Entre as provas, estão interceptações telefônicas e ações controladas.

Mais as obtidas por escutas ambientais, relatórios de inteligência do Coaf, quebras de sigilos bancários, bem como as colaborações premiadas firmadas pelos denunciados Júlio César, Vanderlei Chilante e Nelson Vigolo com o Ministério Público Federal.

17:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm