Minfra entregou 51 obras no semestre
O Ministério da Infraestrutura divulgou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre deste ano. Segundo a pasta, foram feitas 51 entregas de infraestrutura de transportes e investidos mais de R$ 3 bilhões em novos empreendimentos e na retomada de obras.
O resultado abrange a restauração e a finalização de rodovias,
construção de instalações portuárias e ferroviárias, além de melhorias
no setor aeroportuário. 29 ativos públicos foram concedidos à iniciativa
privada, totalizando R$ 17,85 bilhões em investimentos contratados. Eles
têm potencial de criar 338 mil empregos.
“Essas entregas estão espalhadas pro todo território nacional, o que mostra a capilaridade do ministério. Um dos objetivos é fazer a integração do território e levar a logística a quem precisa, induzir desenvolvimento nas regiões menos desenvolvidas”, diz o ministro Tarcísio Freitas.
O ministério destacou a conclusão da ponte sobre o Rio Parnaíba, entre Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), na BR-235, com investimentos de R$ 30 milhões, iniciada em 2019 e concluída em 20 de maio. A obra resolve um "problema histórico, encerrando a dependência das balsas para pedestres e motoristas".
“O investimento contribuirá para o desenvolvimento da Matopiba – fronteira agrícola formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e integrará a região à Ferrovia Norte-Sul. Como retorno, espera-se uma economia de 8% no valor do frete para o transporte de grãos até o Porto do Itaqui (MA).
Foram retomadas obras paralisadas há anos. É o caso da pavimentação de 102 km da BR-230 no Pará e a ligação rodoviária entre Rondônia e Acre. De acordo com a pasta, a travessia entre os dois estados, pelo Rio Madeira, levava duas horas e era feita em balsas, que custavam até R$ 200 aos caminhoneiros.
Após a entrega, em maio, da Ponte do Abunã, na BR-364, o percurso é vencido em 5 minutos. A obra marca o fim do isolamento do Acre e sua conexão ao sistema rodoviário brasileiro, permitindo, inclusive, o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste. O investimento foi de R$ 160 milhões.
“Assinamos 23 contratos de adesão para terminais privados em portos. Foram 927 km de novas rodovias, entre pavimentações, duplicações e reconstruções; e 170 km de novas ferrovias, com destaque para o trecho entregue da Ferrovia Norte-Sul”, lembra o ministro.
“A Norte-Sul começou a operar em abril, no trecho de São Simão até Santos e, mais recentemente, de Rio Verde até Santos, via Estrela d’Oeste (SP). Até o final do ano chegará em Anápolis e teremos a ferrovia completamente operacional, fazendo a interligação do Porto de Itaqui (MA) até Santos".
De acordo como ministro, a maior obra rodoviária em andamento no Brasil atualmente é a do contorno de Florianópolis (SC). Segundo ele, a obra prevê R$ 1,7 bilhão em investimentos. “São 50 quilômetros de duplicação, sete pontes duplas, quatro túneis, 20 passagens em desnível, seis intersecções e 2.800 empregos diretos.”
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