Itabuna usa novo larvicida para Aedes
Itabuna recebeu uma nova ferramenta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O novo larvicida biológico Espinosa será distribuído pelo Ministério da Saúde. Ele deu um curso online para capacitar os agentes de endemias nesta quinta-feira, no Colégio Divina Providência.
A aula foi atendida por cerca de 30 profissionais da Vigilância em Saúde. Os agentes receberam informações sobre a aplicação e a manipulação correta do produto, além de dicas de segurança. A capacitação é destinada a coordenadores e supervisores dos agentes de endemias.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos, explica que as informações repassadas por técnicos do Ministério da Saúde indicam que o novo larvicida vai reforçar a prevenção e o controle das arboviroses. Ele é uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos.
Segundo Lucimar, o novo produto pode ser colocado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para criar larvas do mosquito. Este larvicida tem menor impacto ambiental, por ser um produto biológico de baixo impacto, sem influência na saúde humana, e não é poluente.
Ela informou que há cerca de dois meses profissionais de saúde de todos os estados estão sendo capacitados sobre o novo produto de combate ao mosquito, seguindo o cronograma do Governo federal. Tão logo o curso esteja concluído, haverá a distribuição do produto para utilização pelos municípios.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
