Itabuna combate os focos do mosquito
A Prefeitura de Itabuna tem insistido no combate ao mosquito Aedes aegypti, visando baixar o índice de infestação predial, que ainda está em torno de 6%, segundo o último levantamento, de junho. O trabalho da Secretaria de Saúde vem sendo feito em parceria com as secretarias de Promoção Social e de Infraestrutura.
Na semana passada a equipe recebeu uma denúncia de acúmulo de lixo num imóvel abandonado, com possíveis focos do mosquito. A secretaria de Promoção Social acionou a Vigilância em Saúde, que encontrou um cenário cheio de focos do inseto, em estágio de larva.
Além da eliminação dos focos, ela fez uma varredura no local, com a retirada de grande quantidade de lixo pelos trabalhadores da Limpeza Pública. Depois, os agentes de endemias fizeram o bloqueio com inseticida para eliminar os focos de larvas e os mosquitos adultos.
O supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Santos, lembra que a prefeitura não tem como zerar o índice de infestação predial sem a participação da comunidade. Ela deve manter os quintais limpos e livres de vasilhames que possam acumular água, principalmente garrafas plásticas e pneus.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, também reforça a importância da participação das famílias na luta contra o mosquito, que causa enorme danos à saúde do ser humano. “Não podemos permitir que Itabuna enfrente novo surto de dengue como já ocorreu no passado”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
