Itabuna: Cachoeira será revitalizado

O secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, esteve em Itabuna para conhecer um projeto da Emasa que visa despoluir e revitalizar o Rio Cachoeira. Ele afirmou ao prefeito Augusto Castro que já existem recursos disponíveis para a primeira etapa.

Pedro Maranhão conheceu de perto as péssimas condições ambientais do rio a partir da Ponte Lacerda, que liga o centro ao bairro São Caetano. Augusto explicou a ele que o problema é antigo e preocupa sua gestão, sendo um dos pontos de destaque no programa de governo.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, disse que o projeto está em fase de conclusão. O objetivo é captar o esgoto antes de ser lançado no rio. Para isso, a empresa pretende instalar vários pontos de captação a seco, uma tecnologia moderna já experimentada em outros municípios.

Depois de despoluir o Cachoeira, a Prefeitura estuda construir uma avenida ligando a Ponte Lacerda até a BR-101, passando pela Bananeira. Porém, antes desta obra é preciso construir os pontos de captação da Emasa, que ficarão próximos da margem do rio.

Augusto Castro comentou ainda que a despoluição do Cachoeira é um dos pontos do Programa de Governo que está em andamento. Ele reafirmou que o Meio Ambiente é uma de suas bandeiras, ao lado da Saúde, Assistência Social, Educação e Infraestrutura Urbana, e lembrou que os temas foram objeto da campanha política.

Pedro Maranhão disse que “pelo que vejo, é um rio bonito que precisa de cuidados para que a qualidade de vida da população seja melhorada”. Ele também conheceu o aterro sanitário certificado pelos órgãos ambientais para onde são destinados os resíduos sólidos de Itabuna e de outros municípios.

22:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm