Conquista pode perder leitos de Covid
Vitória da Conquista pode ficar sem leitos clínicos para pacientes de Covid. A Santa Casa enviou um ofício à Prefeitura afirmando que não vai renovar o contrato, por dificuldades técnicas, operacionais e financeiras. O problema já era sentido quando a entidade cortou os leitos pela metade, ficando com apenas 20.
A questão não envolve os leitos de UTI, que são totalmente pagos pelo Governo Federal. Porém, desde maio a Prefeitura assume os custos dos leitos clínicos, para casos mais leves. A Santa Casa recebeu R$ 14,8 milhões pela internação de pacientes com Covid em leitos clínicos e UTI.
O contrato entre a Prefeitura de Conquista e a Santa Casa reza que a instituição fica com 70% de valor fixo de cada unidade, seja UTI ou leito clínico. Os outros 30% são pagos conforme a ocupação. A Santa Casa quer que o município assuma a estrutura e continue o serviço.
Mas a secretaria de Saúde descarta essa opção, porque não tem pessoal suficiente e teria que contratar novas equipes por concurso público, o que está proibido por uma lei do ano passado. Ela ainda alega ser impedida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, porque iria estourar o limite de gastos com salários.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
