Alunas ilheenses podem ter absorvente
As estudantes pobres de Ilhéus podem ter o mesmo benefício das de São Paulo. Um projeto de lei do vereador Jerbson Moraes trata da pobreza menstrual e a universalização do acesso aos absorventes femininos. O assunto é mais grave do que se pensa e pouco abordado pelas Prefeituras.
Em todo o Brasil, milhares de mulheres pobres não ganham o suficiente
para comprar absorventes. Elas acabam usando folhas de papel, sacos
plásticos, meias e panos velhos durante o ciclo menstrual, aumentando
muito o risco de contrair uma infecção.
Um levantamento feito em 2018 descobriu que muitas estudantes deixam de ir à aula durante o período menstrual por não ter como comprar um absorvente. Uma lei aprovada em São Paulo, capital, garante o fornecimento gratuito a todas as estudantes da rede pública.
O projeto de lei proposto por Jebson Moares vai no mesmo caminho, mas amplia o benefício para as mulheres que moram na rua. O vereador lembra que esta ação vai ajudar a diminuir as filas nos postos de Saúde por doenças como infecção urinária e até câncer no colo do útero.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
