ACM Neto critica a educação da Bahia

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou em Ipiaú que o maior desafio da Bahia é mudar a matriz econômica do estado. “A Bahia ainda é um estado com muita desigualdade, muita pobreza seja urbana ou rural. E o que a gente quer é um projeto de futuro da Bahia, que mexa com a economia do estado".

Neto citou a cultura do cacau, que deu uma enorme contribuição à Bahia no passado, mas enfrenta problemas. “Sobretudo, em função da vassoura de bruxa e dos efeitos que trouxe, atingindo não só o produtor, os donos de terras, que produziam o cacau, mas a economia como o todo, o trabalhador que dependia disso”.

Ele disse que a visita teve entre os objetivos conhecer o potencial de diversificação da produção agrícola, de modernização não só na própria lavoura cacaueira, mas em outras culturas que podem ser estimuladas trazendo tecnologias para industrializar.

"A gente sabe que, quando industrializa, está gerando empregos. O estado tem um papel nisso, tem que ser um articulador, tem que estimular, tem que garantir ações de infraestrutura para que os empreendimentos possam deslanchar. Tem que dialogar com os produtores, com os empresários, com os trabalhadores”.

ACM Neto visitou o Laticínio Diamantina, a Piscicultura Canta Galo, a cerâmica Cores da Terra e a fábrica GranKakao. Ele ainda foi ao centro de Ipiaú, onde conversou com moradores e lideranças. Na Cores da Terra, Neto se encontrou com empresários locais, que apresentaram demandas e soluções.

Os empresários se queixam da falta de assistência técnica aos agrocultores. das más condições das rodovias, o que prejudica o escoamento da produção; da falta de crédito agrícola e da não valorização do turismo local. Mas a visita não tratou apenas de economia. A política entrou no cardápio.

Perguntado sobre a candidatura ao governo do Estado, ACM Neto afirmou que se for candidato e vencer, "vamos mostrar que é possível colocar a Bahia em outro patamar. Eu só tenho uma opção que é de acertar, de fazer o melhor. E eu não vou me contentar com nada diferente do que oferecer a Bahia o melhor governo do Brasil".

"Foi o que fiz como prefeito da capital. A gente vai construir ao longo dos próximos anos o que vai fazer um governo do futuro, uma proposta completa de futuro para a Bahia”. Neto afirma que não vai fazer campanha atacando ninguém, "ou criticando tudo que foi feito nesses últimos anos no estado”.

Como desafios para o estado, ACM Neto citou educação e segurança pública. Na primeira área, lembrou que a Bahia está entre os piores estados no ensino médio, segundo o Ideb. “É uma vergonha. É legado muito triste depois de 16 anos de governos do PT. Faltou aqui, na Bahia, prioridade, faltou visão, faltou investimento da Educação”.

“Não podemos ter mais de 1,5 milhão de baianos acima de 25 anos analfabetos, como temos hoje. Nós temos 26 estados e o Distrito Federal, e a Bahia do 25ª ao 27ª em todos os indicadores em reprovação, evasão escolar, número de alunos matriculados no ensino médio. Isso é uma vergonha".

Sobre a segurança, ressaltou que o governo do estado deve assumir sua responsabilidade. “Nós precisamos é de um governador que chame para si a responsabilidade. O que a gente vê muito hoje é aquela velha justificativa: ‘o problema da segurança é do Brasil, é um problema nacional’".

"Ou aqueles que procuram atribuir às mazelas sociais o problema da Segurança Pública. É verdade? É verdade. Só que é mais verdade ainda que a segurança pública exige que qualquer governador, que queira encarar o problema com seriedade, bata no peito e diga: ‘esse problema é meu, eu vou enfrentar, eu vou combater a criminalidade".

22:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm