UPB tenta manter cartórios funcionando

A União dos Municípios da Bahia fez uma reunião virtual com o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Jatahy Júnior. O encontro teve como objetivo sensibilizar o desembargador para uma revisão do fechamento de cartórios nos municípios do interior.

Um exemplo dado foi o de Mucugê, um dos municípios na lista de desativação. A prefeita Ana Medrado explicou o impacto social e econômico que a medida teria na região. Mucugê é a maior produtora de batata do Norte e Nordeste e a terceira do país. A perda do cartório prejudica toda esta economia.

O coordenador jurídico da UPB, Isaac Newton, disse que a entidade foi surpreendida pela decisão, que atinge 58 municípios. Para ele, é preciso considerar as circunstâncias e particularidades de cada um e como eles serão afetados pela ausência dos cartórios.

Jatahy Júnior explicou que o atual serviço não se sustenta. A Corregedoria fez um trabalho com base nos números e mandou para a comissão da reforma dos cartórios. Ele diz que entende a necessidade dos serviços para a população e que o assunto ainda pode ser discutido.

O assessor Jorge Castellucci anunciou que a UPB vai montar uma força tarefa com os municípios afetados e apresentar um memorial das razões ao Tribunal para tentar reverter a decisão. A reunião foi acompanhada pelo deputado estadual Paulo Câmara.

21:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm