Sesab quer vacinar somente por idade

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pretende convencer os municípios a mudar os critérios de distribuição da vacina contra a Covid para tornar os parâmetros mais equilibrados. O tema está sendo debatido na Comissão Intergestores Bipartite, que reúne representantes dos 417 municípios e o estado.

Segundo Vilas-Boas, o Ministério da Saúde reconheceu que a adoção do mesmo plano de vacinação da Influenza criou assimetrias, com localidades vacinando mais de 80% da população e outras com 30%. A proposta é de que as vacinas sejam distribuidas pelo número de habitantes de cada município em relação ao estado.

Outra mudança seria imunizar separando apenas por faixas de idade, e não mais por grupos prioritários. O número de pessoas acima de 18 anos na Bahia é estimado em 11 milhões, dos quais 4 milhões já receberam a primeira dose, o que representa cerca de 38% do público alvo.

A Secretaria da Saúde da Bahia está mantendo contato diário com as equipes de cada município, para confirmar o número de doses aplicadas em relação ao lote recebido. No caso de Itabuna, foram recebidas cerca de 98.500 vacinas e aplicadas em torno de 87.600.

18:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm