Prova de vida é por biometria online

A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS que moram no Brasil voltou a ser obrigatória. A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Agora, quem não fizer terá o benefício suspenso.

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão. De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida anualmente para continuar a receber. O procedimento serve para evitar fraudes e garante o pagamento.

A exigência começa com as pessoas que não fizeram o procedimento por nenhum canal. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial. Esses beneficiários devem usar o aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS para fazer a biometria facial.

Os segurados aptos para o procedimento online serão informados por SMS no celular, por e-mail ou aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida, de outro númerom deve ser desconsiderada.

"O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020. Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios".

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

19:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm