PF prende Robério e Cláudia Oliveira

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, os ex-prefeitos José Robério Oliveira, de Eunápolis; e Cláudia Oliveira, de Porto Seguro. Outras quatro pessoas foram detidas, suspeitas de montar uma organização criminosa para fraudar licitações e desviar dinheiro através de laranjas.

Segundo a PF, eles desviaram cerca de R$ 200 milhões em dezenas de licitações fraudadas nas prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, cujo prefeito Agnelo Santos foi afastado por 180 dias. As fraudes foram registradas entre 2008 e 2017.

A Justiça também ordenou o sequestro de bens e valores dos investigados. A ação era em família. Claudia é casada com Robério e irmã de Agnelo. Eles vão responder por corrupção passiva e ativa, peculato, organização criminosa, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

O esquema começou na Prefeitura de Eunápolis, depois foi ampliado para as de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. O grupo usava mais de dez empresas de fachadam em nome de parentes, para simular uma disputa entre elas em mais de 60 licitações. Depois as empresas repassavam o dinheiro para os chefes da quadrilha.

O dinheiro era lavado através de compra de imóveis de luxo, quitação de dívidas milionárias contraídas por um dos prefeitos, pagamento de despesas pessoais e até em um evento para promover um dos prefeitos, que contou com a participação de artistas nacionais.

A quadrilha contava com a participação de vereadores de um dos municípios que, mesmo com as repetidas rejeições das contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, durante os dois mandatos de Robério, aprovavam tudo na Câmara Municipal.

18:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm