MP não quer vacinação de jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas na Bahia descobriu que o Ministério Público da Bahia resolveu ignorar uma decisão do Tribunal de Justiça e está pressionando várias prefeituras, como a de Salvador, para não iniciar a vacinação dos profissionais de imprensa.

O TJ indeferiu um pedido de liminar do MP contra a vacinação da categoria. Para Moacyr Neves, presidente do Sinjorba, "o comportamento do MPE está passando da razoabilidade. O órgão está se mostrando autoritário, passando por cima do Estado de Direito".

Ele diz que alguns promotores não se conformam com a ordem da Justiça e querem impor sua posição a qualquer custo. O Sinjorba já pediu aos prefeitos que cumpram a ordem do Tribunal e vacinem os profissionais, que trabalham nas ruas, muitas vezes em locais com aglomeração.

O governador Rui Costa é contra vacinar os profissionais da imprensa e foi criticado por isso. Vários lembraram que ele faz questão de ter jornalistas cobrindo seus atos e viagens, mas não se importa se a vida deles fica exposta ao virus.

O Ministério Público da Bahia apelou ao STF para tentar derrubar a decisão do TJ-BA, que ele está ignorando ao fazer pressão sobre os prefeitos. A análise do caso será do ministro Dias Toffoli, que deu prazo de 72 horas para o estado se posicionar. Enquanto isso, a vacinação está em andamento.

O Sinjorba está fazendo o cadastro dos profissionais de imprensa do interior, para facilitar a vacinação. O pré-cadastro é feito pelo link https://bityli.com/TrvOG e os dados serão repassados às secretarias municipais de Saúde. A vacinação da imprensa foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite em 18 de maio.

Em sua decisão, o desembargador José Cícero Landim Neto disse que a hostilização apresentada pelo MP não estava fundamentada em critérios técnicos e científicos. E lembrou: “a definição de grupos prioritários para a vacinação é uma decisão que está na esfera do mérito administrativo do ente estatal".

20:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm