Metade das mortes não foram por Covid
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7) que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 50% das mortes por covid-19 no ano passado teriam ocorrido por outras doenças. Segundo Bolsonaro, o documento foi divulgado há poucos dias, mas não teve a atenção necessária.
"O relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos do ano passado por covid não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, lógico que a imprensa não vai divulgar, mas nós vamos. Como é do Tribunal de Contas da União, ninguém queira me criticar por causa disso."
Segundo o relatório, 80 mil pessoas podem ter morrido por complicações da covid-19 no ano passado, não as 194.949 registradas. Os os outros 59% das mortes, cerca de 115 mil casos, teriam sido anotados de forma errada como covid-19. "Teriam ocorrido por falhas nas notificações," diz o texto.
O presidente citou que já havia indícios de um superdimensionamento no número de óbitos na pandemia. "Nós vimos no ano passado muitos vídeos mostrando parentes que diziam que não era morte por covid." Bolsonaro afirmou que é perseguido por suas opiniões.
Uma reclamação recorrente é a de que o governo federal demorou muito para comprar imunizantes contra a covid-19. "Qual país comprou vacina e recebeu no ano passado?" questionou, dirigindo-se aos apoiadores em frente ao Palácio do Planalto.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
