Itabuna terá lockdown no fim de semana

A Prefeitura de Itabuna apertou as restrições contra os moradores depois que a ocupação de UTIs com pacientes de Covid cresceu. O confinamento noturno da população em casa foi estendido até o dia 28, começando sempre a partir das 22 horas e só terminando de manhã.

A maior mudança foi em relação aos finais de semana. A Prefeitura decretou lockdown a partir das 18 horas desta sexta até a segunda-feira, 21. Neste período todas as atividades serão proibidas, inclusive o comércio, restaurantes e o shopping. Só estão autorizadas as essenciais.

Outra mudança foi proibir a venda de bebidas alcoolicas no final de semana, mesmo por delivery. Este lockdown será repetido no final de semana de 25 a 28. Mas não interfere nos dias de São João, 23 e 24, quando a venda de bebidas seguirá permitida. As festas e eventos continuam suspensos.

As atividades permitidas durante o confinamento noturno e o lockdown são aquelas relacionadas à saúde, como farmácias e clínicas; venda de alimentos em feiras livres e estabelecimentos; segurança e comunicação. A entrega de remédios em domicílio continua liberada.

O secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Xavier, lembra que o município vem mantendo o compromisso de prezar pela recuperação da economia, mas não pode desprezar os números crescentes de contaminação e as taxas de ocupação dos leitos de UTI.

“Itabuna foi o único município que apresentou mais sensibilização e equilíbrio quando se trata da reabertura do comércio. Mas, neste momento, precisamos de medidas mais rigorosas”. Ele acrescenta que “a Administração vai continuar as ações de conscientização, fiscalizações e punições, se necessário”.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, esclarece que o novo decreto é um meio termo, para que o comércio sofra um impacto significativo. “O resultado disso foi a permanência do Toque de Recolher sem alteração do horário. Ela diz que está com 19 pacientes esperando um leito em hospital.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm