Itabuna faz ofensiva contra a dengue

A Prefeitura de Itabuna está preocupada com a dengue e quer evitar que o município volte a ter uma epidemia como a de 2009. A Diretoria de Vigilância em Saúde reuniu os coordenadores e supervisores de área para avaliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti entre janeiro e maio.

Ela também discutiu a realização de um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), já programado para os dias 15 a 18 deste mês. Os supervisores destacaram que 140 mil imóveis foram visitados neste ano, além das inspeções quinzenais nos pontos estratégicos e de risco.

São locais como borracharias, depósitos de sucata e reciclagem, cemitérios e áreas públicas. Nestes locais, as equipes recolhem materiais que podem abrigar criadouros do mosquito. No relatório também foram mostradas as ações de pulverização focal nos bairros.

Segundo a diretora Maristella Antunes, o último LIRAa, feito em abril, mostrou que o município estava numa zona de risco, com 8,8% de infestação predial e 11,4% do índice usado pelo Ministério da Saúde, onde o ideal é estar abaixo de 1%. Maristella diz que a taxa levou a Prefeitura a tomar medidas de emergência.

“Isso nos assustou muito, pois diante da constatação desses percentuais elevados, tivemos que adotar medidas estratégicas para intensificar o trabalho de campo dos agentes, tendo em vista que no ano passado, por conta da pandemia, as visitas domiciliares foram suspensas”.

Maristella diz que a expectativa é de que os índices tenham sido reduzidos. "Vamos saber com o novo LIRAa". Ela adianta que que todos os 171 servidores de combate às endemias serão submetidos a teste rápido para a Covid-19 e orientados a não entrar em residências cujos moradores estejam com sintomas da doença.

20:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm