Itabuna debate volta à aula presencial

O plano de retorno gradual das aulas foi tema de reunião das secretárias de Educação, Janaína Araújo, e de Saúde, Lívia Mendes, no Centro de Formação e Tecnologia Municipal (NTM). Ele foi promovido pela Prefeitura de Itabuna com a participação de representantes da comunidade e das redes de educação pública e particular.

Os principais desafios, obstáculos e planejamentos para que as aulas retornem no município, seguindo protocolos e medidas restritivas contra a Covid-19, foram debatidos. Há mais de um ano e meio as escolas de Itabuna foram forçadas a adotar o ensino a distância pelos decretos dos governos Estadual e municipal.

Lívia contou que “há uma nova onda de casos da doença em que o público jovem é a parcela da população acometida. Entendemos a necessidade de um retorno gradual das aulas, temos boa parte dos servidores da educação vacinados, mas precisamos da compreensão e conscientização da população sobre a gravidade do cenário”.

Janaína também evidenciou os desafios para um possível retorno presencial das aulas com adequações. “Estamos indo às escolas para avaliar as condições. Nosso posicionamento é coletivo. Então, precisamos avaliar a demanda das escolas públicas e privadas e se há critérios necessários para garantir a segurança de alunos, professores e pessoal de apoio”.

Representantes do Movimento Volta às Aulas Itabuna, dos gestores de educação da rede particular, Conselho Municipal de Educação e do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi) e os vereadores Israel Cardoso e Dando Leone estiveram presentes ao encontro.

Após o encontro, a proposta de protocolo para o retorno às aulas presenciais será enviada ao Conselho Municipal de Educação e, posteriormente, à Secretaria de Saúde, para contribuição e adequação das medidas. Depois à Secretaria de Educação para encaminhamentos e avaliações junto aos representantes das escolas e ao Simpi.

19:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm