Infestação do Aedes caiu em Itabuna

Caiu para 6,8% o índice de infestação predial do Aedes aegypti em Itabuna, segundo o novo levantamento da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Os trabalhos de campo, com visitas domiciliares em toda a cidade, foram realizados do dia 14 até o dia 18.

O índice de infestação do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus caiu dois pontos percentuais em relação ao anterior, de abril, que estava em 8,8% na cidade. Par a prefeitura, o resultado mostra o acerto das ações desenvolvidas no período, como conscientização da população, fumacê e bloqueio de focos.

Os bairros com maior índice de infestação do mosquito foram Santa Inês (21,27%), Daniel Gomes (21,05%), Corbiniano Freire (18,75%), Novo Horizonte (18,03%), Conceição (17,17%), Sarinha Alcântara (16,43%), Jardim Primavera (15,62%), Jorge Amado (14,89%), Urbis IV (14,28%) e Monte Cristo (13,43%).

Houve também bairros que estavam com até 29% de infestação predial, onde os agentes conseguiram praticamente zerar o percentual por meio das ações preventivas, estratégias e planejamentos, a exemplo dos bairros Santa Clara e Santa Catarina.

Mas ainda há receio das pessoas em receber os Agente de Combate à Endemias. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, ressalta que todos os 171 servidores foram testados contra Covid-19 antes de coletar os dados no campo.

“Conseguimos diminuir o percentual de infestação, mas ainda há alguns bairros com índices acima do recomendado. São nestas localidades que mais precisamos contar com a conscientização da população na recepção dos agentes. A cooperação de todos é fundamental para que consigamos reduzir ainda mais os percentuais de focos do mosquito”.

21:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm