Ilhéus festeja redução que não existe

A secretaria de Saúde de Ilhéus afirma que já vacinou 62 mil moradores acima de 18 anos, o que corresponde a 62% da população apurada pelo IBGE em 2010 nesta faixa etária. A Sesau avalia que o avanço da vacinação, além das restrições, ajudaram a baixar a ocupação de leitos de UTI na cidade.

Considerando apenas os pacientes de Ilhéus, a taxa tem variado entre 28% e 38%. Segundo o último boletim, de terça-feira, dos 81 leitos de UTI existentes nos hospitais da cidade, 32 são ocupados por ilheenses, o que corresponde a 39,5%. Outros 36 são de outros municípios, somando 68 internações ou uma taxa de 83,9%.

Apesar de falar em redução, a verdade é que existem hoje mais ilheenses internados que no dia 31 de maio, quando eram 23. A redução festejada pela Prefeitura é percentual, possível apenas porque houve um acréscimo de leitos e não diminuição de pacientes internados.

O secretário de Saúde, Geraldo Majela (foto), diz que a meta é chegar a 75% de pessoas vacinadas, ponto em que ele considera que a pandemia estará sob controle em Ilhéus. Mas ele alerta que é preciso manter medidas como o uso de máscara, o distanciamento social e o uso de alcool em gel.

18:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm