Ford pagará uma indenização à Bahia

A Ford vai pagar R$ 2,5 bilhões como indenização ao Estado da Bahia por fechar a fábrica instalada em Camaçari, que recebeu incentivos fiscais desde o início das operações, em 2001. É possível que a Ford ou um de seus fornecedores mantenha uma parte da fábrica para produzir peças de reposição.

O governo da Bahia ainda não divulgou nada sobre o assunto e a Ford não comenta, segundo a reportagem do portla R7. A empresa procura quem queira comprar a fábrica. Já se falou em algumas montadoras, mas até o momento não existe nenhuma indicação de que o negócio será fechado.

O próprio fechamento da fábrica é um mistério. A unidade vinha tendo prejuízo há anos, com a perda de mercado para os carros da marca, o que poderia ser o motivo. Porém a direção mundial mudou sua estratégia. Ela vai focar em carros maiores, caminhonetes e vaículos elétricos.

Como nem a fábrica de Camaçari, nem a de Taubaté (SP), tinham condições de ser adaptadas para carros elétricos, e já existe uma unidade produzindo caminhonetes na Argentina, a decisão foi fechar as unidades brasileiras. O grupo já tinha encerrado a de São Bernardo do Campo (SP) em 2019.

A Ford também fechará parte de suas 283 lojas, ficando com 120 para vender os modelos importados, entre eles os utilitários Territory, da China, e o Bronco, do México. As demais buscam novas bandeiras para representar e algumas fecharão as portas.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm