Dados de Covid-19 são desencontrados

O jornal A Região vem apontando, desde o ano passado, a grande diferença entre os dados de casos ativos e mortes por Covid divulgado pelos municípios e os boletins da Sesab. A secretaria de Saúde do estado nunca respondeu aos questionamentos nem explicou o desencontro dos números.

Nesta quinta, por exemplo, a Sesab diz que Itabuna já tem 607 mortes por coronavírus acumuladas desde o início da pandemia. Já o último boletim da Prefeitura registra 566, uma diferença inexplicável de 41 óbitos. O número de casos ativos também é um mistério, com a Sesab alegando 277 e a Prefeitura 473, número 70% maior.

O único dado semelhante é o de casos confirmados acumulados, em torno de 31.748. A diferença nos números de óbitos e casos ativos, que se arrasta desde o ano passado, pode ter sido agravada pela "pane" alegada pela Prefeitura de Itabuna para não divulgar os números de vários dias em maio e neste mês.

A informação oficial foi a de que houve "problemas no sistema de centralização e divulgação dos dados da pandemia". Mas esta pane não explica dados que são desencontrados há mais de um ano. O certo é que é impossível confiar em qualquer um dos dois boletins.

18:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm