Confusão da PMI prejudica o comércio
A falta de organização da Prefeitura de Itabuna vai gerar um prejuízo considerável para os lojistas da cidade. Ela tinha anunciado um lockdown em dois finais de semana seguidos. Por causa disso, CDL, ACI e Sindicom negociaram a abertura das empresas na quinta-feira, feriado de São João.
O funcionamento neste dia compensaria os dois sábados com comércio
fechado e facilitaria as vendas juninas. Os lojistas se prepararam então
para ficar fechados no sábado passado e funcionar normalmente na
quinta-feira. Tudo isso precisa ser programado e combinado com
empregados e fornecedores.
Porém, o setor foi pego de surpresa no final da sexta-feira, com a decisão da Prefeitura em permitir a abertura no sábado passado, segundo uma fonte, por pressão do Shopping Jequitibá. A maioria dos lojistas só ficou sabendo da reversão à noite, impossibilitando a abertura no sábado pela manhã.
Por causa da abertura neste sábado, os comerciários voltaram atrás e rejeitaram a abertura do comércio na quinta-feira. "É uma bagunça completa. A Prefeitura não pode fazer e desfazer as coisas a toque de caixa. Abrir ou fechar lojas exige tempo, planejamento. O prejuízo será grande", afirma um tradicional lojista de Itabuna.
Muitas lojas não abriram no sábado, porque não havia tempo hábil para isso. A população, que tinha sido informada sobre o lockdown, não pode ser suficientemente avisada a tempo de rever seus planos de compras. O resultado foi uma venda abaixo do esperado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
