Cirurgia alivia convulsões de criança

Nos últimos sete anos, a vida da dona de casa Luciana Martins dos Santos foi marcada por dias angustiantes e noites mal dormidas. Foi um período com idas e vindas aos postos de saúde, aos consultórios e hospitais em busca de uma resposta para as crises convulsivas diárias do filho, hoje com 13 anos, dede que tinha seis.

Uma cirurgia realizada na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pôde mudar esse quadro. O procedimento, realizado no hospital Materno-Infantil Manoel Novaes, vai ajudar no controle das crises convulsivas e amenizará o sofrimento da família, residente em Gongogi, no sul da Bahia.

As crises que o menino sofria eram agravadas pelo “Tumor Neuroepitelial Disembrioplásico”, um tipo raro. A incidência deste tumor cerebral, ressecado durante a cirurgia, vai de 2,5% a 25% das lesões removidas para tratamento da epilepsia "fármaco resistente crônica", que é de difícil controle.

O tumor foi confirmado por exame anatomopatológico e a cirurgia custeada pelo SUS. O neurocirurgião pediátrico Fernando Schmitz (foto), responsável pela cirurgia, explica que foram registrados cerca de 330 casos deste tipo de tumor no mundo inteiro. O paciente já recebeu alta médica e seguirá acompanhado pela equipe.

O tumor cerebral raro se manifestava por meio de crises convulsivas recorrentes. “A tendência é que esse paciente não sofra mais com as crises constantes e tenha melhor qualidade de vida”, adianta o chefe do serviço de Neurocirurgia da SCMI, o médico Sílvio Porto.

18:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm